O factoring (fomento mercantil) é conhecido no mundo todo como um mecanismo complexo, de múltiplas funções, destinado particularmente a assistir as empresas de pequeno e médio porte. O factoring historicamente se destacou como um instrumento vinculado à cadeia produtiva e à solução dos problemas desse tão importante segmento de qualquer economia. O “factoring” surgiu no Brasil em 11 de fevereiro de 1982, quando foi fundada a ANFAC – Associação Nacional de Factoring.
No exercício de seus objetivos estatutários, a ANFAC empenha-se em definir caracterizar e tipificar o fomento mercantil (factoring), por se tratar de um instituto que já está incorporado ao ordenamento jurídico pátrio, tendo-se como modelo a experiência de 50 países. Assim, a ANFAC combate a deturpação desta atividade por vários meios, tais como a edição de normas corporativas de orientação de conduta para suas associadas, inclusive de conteúdo ético, o acompanhamento de projetos legislativos e a atuação direta junto às mais variadas autoridades, à mídia e a todos os segmentos da sociedade brasileira.