As operações de fomento mercantil devem tornar-se importante instrumento de alavancagem dos negócios da empresa-cliente, desde que seja operado de forma moderna e eficiente.
Para tanto, é preciso que haja um alto grau de profissionalismo, principalmente nas atividades voltadas à prestação de serviços, pois são elas que fornecem a vantagem competitiva das sociedades de fomento mercantil em relação às instituições financeiras e se constituem no elemento básico que discerne a sociedade de fomento mercantil do banco.
A conjugação de serviços com o suprimento de recursos, objeto da operação de fomento mercantil, beneficia diretamente o pequeno e médio empresário, criando condições favoráveis para o crescimento não só das empresas de factoring, mas de diversos outros setores da economia, representados por suas clientes.
Nunca é demais ressaltar a relevante função socioeconômica desempenhada pelo fomento mercantil, que garante a sobrevivência de cerca de 100.000 empresas-clientes, de pequeno e médio porte, assim como de 2.000.000 de empregos diretos e indiretos.
Só resta ao dirigente da pequena e média empresa avaliar o custo-benefício relacionado à operação de factoring considerando, além da remuneração da sociedade de fomento mercantil, as economias mensuráveis e as vantagens e desvantagens não mensuráveis comparativamente às operações similares existentes no mercado.